A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB), uma das maiores empresas independentes de serviços de consultoria TI e de negócios do mundo, divulga os resultados do seu estudo global anual, baseado em entrevistas com mais de 1.800 executivos de negócio e tecnologia, dos quais 80% pertencem ao nível C (C-Suite). A pesquisa deste ano destaca três perceções abrangentes que estão a moldar as estratégias empresariais e tecnológicas das organizações comerciais e governamentais:
- A evolução da cadeia de valor está a acelerar em todos os setores. Dois terços dos executivos indicam que a digitalização está a transformar os modelos de negócio, impulsionada por mudanças na ordem económica global e pela reconfiguração das cadeias de abastecimento — uma tendência macro que atingiu os 38%, mais 10 pontos percentuais face ao ano anterior e 25 pontos nos últimos três anos.
- Custos, estrutura e escassez de talento dificultam o retorno efetivo do investimento. A incerteza macroeconómica e geopolítica está a aumentar a pressão sobre as organizações para reduzir custos, enquanto aceleram a transformação digital. No entanto, apenas 28% dos executivos referem que os seus modelos operacionais têm agilidade suficiente para suportar esta aceleração, incluindo a integração de tecnologias emergentes. Perante este cenário, quase metade aponta os sistemas legados como o principal obstáculo à execução das suas estratégias digitais. Simultaneamente, cerca de 70% continuam a reportar dificuldades na atração e retenção de talento qualificado em TI. Apesar destes desafios, dois terços planeiam manter ou aumentar o investimento em capital no próximo ano, sendo que mais de metade prevê investir mais de 200 milhões de dólares em novos programas de TI nos próximos três anos.
- Os executivos mostram maior abertura a novas abordagens de transformação digital. Com a eficiência operacional e a modernização no topo das prioridades, cresce o interesse por novos modelos de serviços geridos, modernização de aplicações e adoção de soluções cloud. A implementação de Inteligência Artificial é cada vez mais vista como um fator-chave para impulsionar a eficiência e a inovação, com 35% das organizações a implementar IA tradicional e 26% IA generativa — ambas com um aumento face ao ano anterior.
“Os executivos continuam a perseguir metas ambiciosas de transformação digital, enquanto navegam a complexidade, gerem custos e se adaptam às novas dinâmicas laborais. Muitas organizações procuram cada vez mais um parceiro empresarial que ofereça não apenas competência técnica, mas também conhecimento profundo do setor e do negócio. A CGI, com uma abordagem baseada em insights, é esse parceiro de confiança,” afirmou François Boulanger, Presidente e CEO da CGI. “A combinação da presença local com a escala global da CGI, aliada a uma oferta de serviços end-to-end, permite aos nossos clientes alcançar resultados de negócio concretos. Os nossos serviços geridos e soluções de propriedade intelectual — sobretudo nas áreas de modernização e integração de IA — ajudam os clientes a colmatar o fosso entre estratégia e execução através de modelos de transformação personalizados.”
À medida que as organizações avançam da fase de exploração para a adoção da IA, a sua implementação está a amadurecer em todos os setores e geografias. De acordo com os dados de 2025, a IA e a automação surgem como a principal prioridade de investimento dos executivos, apoiando transformações digitais em larga escala com vista à obtenção de resultados e criação de valor.
"Com as organizações a investir cada vez mais em IA, estamos empenhados em orientar os clientes através de uma transformação escalável, responsável e centrada no ser humano. A nossa abordagem estruturada está focada em ajudar os clientes a integrar perfeitamente a IA responsável nas suas operações para alimentar a inovação e permitir decisões mais inteligentes e baseadas em dados num mundo alimentado por IA", disse Dave Henderson, Presidente, Soluções Inteligentes e Inovação, CGI.
Para mais informações e insights globais do estudo CGI Voice of Our Clients, bem como análises específicas por setor, visite cgi.com/voice-of-our-clients.
Sobre o CGI Voice of Our Clients
Todos os anos, os líderes da CGI em todo o mundo realizam entrevistas aprofundadas e presenciais com executivos de negócios e de TI para obter insights acionáveis sobre as tendências que moldam as suas organizações. Essas conversas exploram tópicos que incluem execução de estratégia, modernização de TI, gestão de talentos, segurança cibernética, dados, maturidade de IA e cloud, regulamentação, inovação e sustentabilidade. Os insights informam roteiros práticos e são apoiados por mais de 1 milhão de pontos de dados coletados ao longo de cinco anos. Saiba mais em cgi.com/voice-of-our-clients.
Sobre a CGI
Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de consultoria empresarial e de TI do mundo. Com 91.000 consultores e profissionais em todo o mundo, a CGI oferece um portefólio de capacidades end-to-end, desde a consultoria estratégica de TI e de negócios à integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócios e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de relacionamento local complementado por uma rede de entrega global que ajuda os clientes a transformar digitalmente as suas organizações e a acelerar os resultados. A receita reportada para o ano fiscal de 2024 da CGI é de CA$14,68 mil milhões e as ações da CGI estão cotadas na TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.
Para mais informações:
Investidores
Kevin Linder
Vice-Presidente Sénior, Relações com Investidores
kevin.linder@cgi.com
+1 905-973-8363
Meios de comunicação globais
Andrée-Anne Pelletier
Diretor, Relações com os Media
an.pelletier@cgi.com
Meios de comunicação locais
Manuela Rosa
Consultor Sénior, Relações com os Media e Comunicações, CGI, Portugal
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000
Márcia Oliveira
Account Manager, Bloomcast
marciaoliveira@bloomcast.pt
+351 935 872 967