A CGI (TSX: GIB.A) (NYSE: GIB), uma das maiores empresas independentes de serviços de consultoria em TI e de negócio do mundo, está a colaborar com a Fundação LIGA no projeto fotográfico “Um Olhar (In)Diferente”, que proporciona a pessoas com diversidade funcional acesso a equipamento fotográfico adaptado para expressarem a sua visão do futuro. A exposição do projeto, intitulada “O Futuro”, será inaugurada no dia 12 de janeiro, às 17h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, e permanecerá em cartaz até 18 de janeiro.
A exposição reúne uma coleção de trabalhos fotográficos que exploram diversas perspetivas sobre o tema «O Futuro», convidando o público a refletir sobre a diversidade, a inclusão e o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade mais consciente e sustentável.
A contribuição da CGI, que consistiu no fornecimento de equipamento fotográfico adaptado para pessoas com diversidade funcional, proporcionou aos participantes acesso a ferramentas essenciais para a criação artística. Este apoio ajuda a tornar a fotografia uma forma de expressão acessível e uma ferramenta de inclusão, reforçando a igualdade de oportunidades e o direito à participação cultural.
Para Conceição Zagalo, Presidente do Conselho de Administração da Fundação LIGA, “Este projeto demonstra como o acesso a recursos adequados pode transformar a expressão artística em participação ativa. ‘Um Olhar (In)Diferente’ é um exemplo claro de como a inclusão pode ser alcançada quando existem parceiros que acreditam no potencial de cada pessoa.”
Para a CGI, esta parceria reflete o seu compromisso em utilizar a tecnologia e a experiência para expandir o acesso à cultura e à participação. “Na CGI, acreditamos que a tecnologia e o conhecimento devem estar ao serviço das pessoas. Apoiar a Fundação LIGA neste projeto é uma forma tangível de promover a inclusão, a diversidade e a inovação social, contribuindo para um futuro mais equitativo. Estamos orgulhosos de fazer parte de uma iniciativa que amplia o acesso à participação cultural”, afirma Carlos Lourenço, Senior Vice-President da CGI em Portugal.
A exposição “O Futuro” (The Future) tem como objetivo promover um diálogo aberto sobre o tema explorado pelos participantes ao longo de 2025, por meio de reflexões pessoais traduzidas em imagens criadas e fotografadas em contextos reais nas suas comunidades. Mais do que uma coleção de fotografias, a exposição dá voz a diversas perspetivas e convida os visitantes a refletir sobre o seu próprio futuro, enfatizando que, apesar das diferenças individuais, os caminhos que imaginamos tendem a aproximar-nos.
Esta exposição representa a conexão entre arte, tecnologia e responsabilidade social, destacando o papel das parcerias institucionais na criação de valor partilhado e no fortalecimento de comunidades mais inclusivas.
Sobre a CGI
Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de consultoria empresarial e de TI do mundo. Com 94.000 consultores e profissionais em todo o mundo, a CGI oferece um portefólio de capacidades end-to-end, desde a consultoria estratégica de TI e de negócio à integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócios e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de relacionamento local complementado por uma rede de entrega global que ajuda os clientes a transformar digitalmente as suas organizações e a acelerar os resultados. A receita reportada para o ano fiscal de 2025 da CGI é de CA$15,91 mil milhões e as ações da empresa estão cotadas na TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.
Sobre a Fundação LIGA:
A Fundação LIGA capacita pessoas em situações vulneráveis, particularmente aquelas com deficiência, promovendo competências, autonomia e qualidade de vida através do fornecimento de recursos nas áreas de (re)abilitação, formação profissional e emprego, acessibilidade e artes, contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva e pluralista. Com 70 anos de existência, a Fundação LIGA é um recurso importante na cidade de Lisboa, proporcionando uma resposta qualificada e abrangente que chega a cerca de 400 pessoas diariamente.
Para mais informações:
Manuela Rosa
Consultor Sénior, Relações com os Media e Comunicações, CGI, Portugal manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000
Márcia Oliveira
Account Manager, Bloomcast marciaoliveira@bloomcast.pt
+351 935 872 967
