Une personne en train de travailler avec un robot

 

 

CGI vai investir mil milhões de dólares na expansão das suas capacidades em Inteligência Artificial.

O objetivo do investimento é ajudar os clientes a desenvolver e a implementar estratégias responsáveis e orientadas para os resultados

Consulte Mais informação

Na CGI somos líderes em Inteligência Artificial end-to-end. Colocamos à disposição dos nossos clientes as nossas capacidades e os nossos conhecimentos para executar uma estratégia de IA eficiente e responsável: da definição de uma trajetória de inteligência artificial à integração de soluções de negócio, dos casos de uso à industrialização.

Estratégia de IA

A nossa proposta para ajudar os nossos clientes a desenvolver uma estratégia de IA

  • Definir os objetivos estratégicos de IA em todas as suas dimensões (ambição, competências, organização, governação, etc.)
  • Identificar casos de utilização da IA, as suas necessidades associadas e avaliar o seu valor para a estratégia do nosso cliente
  • Identificar as soluções tecnológicas necessárias para atingir o objetivo desejado
  • Organizar as equipas para operar a mudança de paradigma que a IA implica
  • Definir o quadro de referência ético e responsável da IA, em função do domínio de atividade
Organização e gestão de IA

Não existe uma solução única para implementar e gerir a IA porque cada organização tem as suas próprias características específicas. No entanto, podem ser identificados quatro princípios orientadores, aplicáveis a todas as organizações e que permitem fazer uma transição bem-sucedida para a adoção da IA:

  • Tratar a solução de IA como um produto, não como um projeto
  • Estabelecer o equilíbrio correto entre a coordenação central e a propriedade descentralizada desde o início
  • Estabelecer um centro de excelência responsável pela coordenação das melhores práticas em toda a organização
  • Estabelecer uma governação clara baseada na ética, na solidez e na confiança
Experimentação ágil da IA

É necessária uma prova de conceito em IA para lançar a fase de industrialização.

É uma forma económica e de baixo risco de testar o potencial da IA nas organizações. Em termos práticos, permite:

  • Experimentar de forma rápida e fácil diferentes tecnologias e abordagens de IA e aperfeiçoar a estratégia com base nos resultados
  • Facilitar a obtenção da adesão e do apoio das principais partes interessadas da organização, fornecendo provas concretas dos potenciais benefícios da IA
  • Fornecer informações relevantes e oportunidades de aprendizagem através de aplicações de IA reais, permitindo desenvolver as competências e os conhecimentos necessários para aproveitar a IA de forma eficaz
  • Ajudar a manter-se à frente da concorrência, fornecendo os conhecimentos e a confiança para tomar medidas ousadas e inovadoras, e capitalizar nas novas oportunidades do mercado.
IA à escala
  • Implementar a solução testada de modo ágil em todos os domínios escolhidos
  • Configurar um pipeline de implementação contínua para os modelos de IA generativa
  • Validar a escalabilidade para novos casos de utilização
  • Integrar o ciclo de feedback humano na utilização de produtos de IA
  • Assegurar a manutenção operacional da plataforma ao longo do tempo
The future of artificial intelligence is a multi-model ecosystem

A nossa prioridade é ajudar os nossos clientes a reinventarem-se e a alcançarem a excelência operacional, apoiados na nossa experiência setorial e no nosso know how global e local.

O nosso objetivo: estar o mais próximo possível dos desafios dos nossos clientes, tirar o máximo partido da IA em toda a cadeia de valor do negócio e identificar os principais casos de uso no seu setor.

Banca

A Inteligência Artificial está a revolucionar o setor financeiro, oferecendo aos bancos oportunidades sem precedentes e colocando desafios estimulantes. Está a redefinir a direção estratégica dos bancos, personalizando a experiência do cliente através de interfaces de conversação intuitivas. Os agentes de conversação alimentados por IA, como os Chatbots, melhoram a satisfação do cliente ao darem respostas rápidas, libertando assim os colaboradores para tarefas complexas. Além disso, a IA está a ter impacto nas cadeias de valor, automatizando processos como a avaliação de riscos e a deteção de fraudes, melhorando a eficiência operacional e a segurança financeira. A CGI está empenhada em trabalhar com os intervenientes do setor bancário para os ajudar a redefinir as suas estratégias de IA e a implementar casos de uso adaptados aos desafios do setor.

Seguros

A Inteligência Artificial está a transformar o setor dos seguros. Está a revolucionar a forma como as apólices de seguro são calculados, utilizando algoritmos sofisticados para avaliar os riscos com maior precisão, oferecendo taxas personalizadas que beneficiam os clientes e aumentam a competitividade das companhias de seguros. A automatização dos processos administrativos, utilizando chatbots alimentados por IA, otimiza a gestão de sinistros, libertando tempo e recursos para serviços centrados no cliente. As seguradoras também estão a explorar a utilização da IA na análise de dados para antecipar as tendências do mercado, embora as preocupações com a segurança dos dados signifiquem que as medidas de proteção têm que ser reforçadas.

Energia & Utilities

No atual contexto disruptivo de setor global da energia e dos serviços públicos, a CGI apoia os clientes na integração da inteligência artificial (IA) para otimizar a eficiência operacional, obter informações precisas sobre a produção de energia e melhorar a gestão da rede para satisfazer as necessidades variáveis. Oferecemos também oportunidades de manutenção preditiva, redução de custos e aumento da fiabilidade das infraestruturas energéticas.

Retalho

As organizações dos setores do retalho e do consumo estão conscientes da importância estratégica da IA. Na CGI, apoiamos grandes empresas nos seus projetos de adoção da IA de forma mais avançada, investindo em soluções sofisticadas de personalização, análise preditiva, gestão de stocks, etc. Também apoiamos as empresas de menor dimensão, começando por uma abordagem exploratória em torno de data science.

Indústria

A inteligência artificial permite enfrentar os desafios estruturantes do setor industrial, tais como a otimização dos processos de produção (identificação de estrangulamentos, planeamento da produção), a previsão de falhas, a otimização da cadeia de abastecimento (planeamento logístico, redução dos custos ligados aos stocks), a gestão dos controlos de qualidade ou, muito simplesmente, a segurança nas fábricas através da monitorização dos ambientes de trabalho e da deteção de riscos potenciais.

Ao combinarmos as competências em IA com a experiência em Internet das Coisas (IoT) e automação, as nossas equipas ajudam os clientes do setor industrial a criar ambientes de produção mais inteligentes, flexíveis e eficientes. Estas soluções contribuem para a melhoria global da produtividade, da qualidade e da rentabilidade neste setor.

Setor Público

No setor público, a IA está a melhorar as relações com os cidadãos e com os utilizadores, otimizando simultaneamente os serviços públicos. As técnicas de extração de dados e de aprendizagem automática, por exemplo, exploram o grande volume de dados para informar os processos de tomada de decisão e orientar as medidas de intervenção. Outros casos de utilização são a melhoria da segmentação dos controlos através da análise de imagens e a previsão de necessidades específicas, em áreas tão variadas como a fiscalidade, a saúde e a educação. No entanto, a IA no setor público introduz desafios e exige um equilíbrio entre a promessa de um serviço público mais eficiente e os riscos em termos de erro, privacidade, perda de soberania e enviesamento induzido pela tecnologia. A CGI ajuda os seus clientes a encontrar o equilíbrio correto entre benefícios e riscos, garantindo que a IA melhora a eficácia dos funcionários públicos e a qualidade do serviço público.

Telecomunicações & Media

A integração da Inteligência Artificial (IA) no setor das telecomunicações e dos media revolucionou a forma como as empresas operam e interagem com os seus utilizadores. Graças à IA, os operadores de telecomunicações podem melhorar a gestão das suas redes, antecipando falhas, otimizando o desempenho e personalizando as ofertas de acordo com as necessidades específicas dos clientes. No setor dos media, a IA está a ser utilizada para analisar as preferências dos consumidores, recomendar conteúdos personalizados e melhorar a descoberta de novos programas e serviços. Os algoritmos de recomendação baseados em IA proporcionam experiências de visualização e audição mais relevantes, criando um maior envolvimento com os conteúdos. A CGI trabalha com os clientes para abrir caminho a serviços mais personalizados, a uma melhor gestão de recursos e a uma experiência de utilizador mais imersiva e envolvente.