Lisboa, 6 de March de 2023

A CGI, líder mundial em consultoria de TI e negócios, estabeleceu uma parceria estratégica com a Universidade Lusófona vocacionada para uma colaboração bidirecional na área das tecnologias da informação, materializada na implementação do CGI Lusófona Innovation Lab – uma iniciativa criada com o intuito de fortalecer o ecossistema de inovação da tecnológica, nomeadamente criando sinergias entre alunos, professores, investigadores, startups e parceiros.

O CGI Lusófona Innovation Lab incorpora uma componente de investigação, formação, estágios, e ainda visitas aos escritórios da CGI, aproximando os alunos da realidade das empresas e com benefícios mútuos para as organizações/alunos.

“O paradigma da inovação mudou. Atualmente, pela complexidade e velocidade com que é preciso dar resposta aos desafios, é impossível fazê-lo internamente e de forma isolada. A solução passa por criar ecossistemas de inovação que incluam diferentes atores, com o objetivo, justamente, de dar resposta aos desafios através da complementaridade e sinergias”, comenta José Pratas, responsável pelas áreas de Innovation & Partnerships, CGI.

“Esta é uma parceria que demonstra o reconhecimento de que é possível criar ligações fortes entre universidades e empresas. A integração do CGI Innovation Lab no Campus da Universidade permitiu já aos nossos alunos desenvolverem projetos reais com tecnologias disruptivas e de aplicação prática, tal como permitiu a consultores da CGI sustentar as suas metodologias com formações orientadas dadas pelos nossos docentes. Esta bidirecionalidade tem tido efeitos práticos e de crescimento mútuo. Estamos a trabalhar para crescermos ainda mais nesta cada vez maior simbiose de interesses complementares”, comenta Rui Ribeiro, Diretor LISS - Universidade Lusófona Information Systems School.

Em concreto, o CGI Lusófona Innovation Lab divide-se em quatro áreas principais de atuação:

  • O Digital Lab, onde existe um programa de mentoria e apoio a projetos tecnológicos, que conta com o apoio ativo de mentores da CGI;
  • Investigação e Desenvolvimento (R&D): Desenvolvimento de programas de inovação em tecnologias emergentes que envolvem especialistas da CGI, investigadores e alunos da Universidade Lusófona;
  • Play: Programa de colaboração e associação à incubadora tecnológica e criativa da Universidade Lusófona e às suas startups, através do programa “CGI Unicorn Academy”. Está a decorrer um concurso de ideias até final de março, lançado pela Universidade Lusófona e com o apoio da CGI, para identificar boas ideias e ajudá-las a materializarem-se e ganharem escala;
  • Spark: Programa de identificação e captação de talento para reforçar as equipas da CGI.

Atualmente, a Universidade Lusófona tem cerca de 600 alunos nos cursos tecnológicos, onde se insere o CGI Lusófona Innovaton Lab. Esta iniciativa está alinhada com o ecossistema local da CGI que, por sua vez, faz parte de uma rede global de 23 centros de inovação.

Sobre a CGI

Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de TI e de consultoria de negócio mundiais. Com 90.250 mil consultores e outros profissionais em todo o mundo, a CGI disponibiliza um portfólio completo de capacidades, desde consultoria estratégica de TI e de negócio, integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócio, e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de proximidade, complementado por uma rede de prestadores de serviços mundial, para apoiar os clientes na transformação digital das suas organizações e acelerar os resultados. A receita declarada pela CGI no ano fiscal de 2022 foi de 12,87 mil milhões de dólares canadianos e as ações da CGI estão cotadas no TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.

SOBRE A UNIVERSIDADE LUSÓFONA

A Universidade Lusófona é a maior universidade privada em Portugal e o seu nome da Universidade vem da palavra "Lusofonia" que denomina todos os países de língua portuguesa e os seus antecedentes linguísticos e culturais comuns.
A Universidade Lusófona é uma universidade com igualdade de oportunidades, atualmente com um corpo discente de mais de 16.900 estudantes e 1.671 docentes que se articula em torno de 15 faculdades, Escolas e Institutos que compõem a unidade institucional principal. Atualmente a Universidade Lusófona oferece 65 licenciaturas, 70 Mestrados, 4 Mestrados Integrados, 8 Mestrados Internacionais “Erasmus Mundus”, 2 Mestrados Profissionais e um em EAD, 13 programas de doutoramento e uma vasta oferta de cursos de pós-graduação, formação especializada e micro-credenciais.
Dentro das suas mais valias, destaca-se o seu forte perfil internacional, bem patente no facto de a Universidade liderar uma das novas “Universidades Europeias”, a Filmeu - Universidade Europeia de Cinema e Artes dos Media, e participação ativa da Universidade em dezenas de projetos de investigação no âmbito, entre outros, dos programas Europeus Horizon e E+; e os mais de 1700 estudantes internacionais repartidos por 84 nacionalidades que atualmente frequentam a Universidade. A visibilidade e notoriedade crescente da Universidade Lusófona reflete-se na sua presença em posição de relevo em vários rankings, de que se destacam: o Multirank; o SCIMAGO e o Times Higher Education World University Rankings. www.ulusofona.pt

Para mais informações:

Manuela Rosa
Senior Consultant, Media Relations and Communications, Portugal
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000