Lisboa, 17 de November de 2022

A CGI, líder mundial em serviços de TI e consultoria de negócios end-to-end, e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) estabeleceram uma parceria estratégica para o aproveitamento das potencialidades científicas, técnicas e humanas das duas organizações. O protocolo visa acelerar a entrada dos alunos diplomados do IPS no mercado de trabalho, através da CGI, que irá apoiar a formação e a integração de novos talentos. Adicionalmente, esta parceria irá incluir estudos, investigação e desenvolvimento de projetos inovadores, tirando partido da presença global da CGI e da sua equipa de profissionais de excelência, bem como dos programas de ensino e investigação de alta qualidade do IPS.

O protocolo vigente prevê diversas modalidades de colaboração entre as instituições, desde atividades formativas e pré-profissionais com uma elevada componente prática e laboratorial, nomeadamente ao nível da programação de sistemas de informação, estágios e atribuição de bolsas de estudo.

“É com grande satisfação que estabelecemos esta parceria com o IPS, uma instituição sólida e com largos anos de experiência no ensino, nomeadamente na área das tecnologias de informação. Esta parceria vem fortalecer a estratégia da CGI, focada na inovação e na partilha de experiências e conhecimento, ao nível da investigação, ao mesmo tempo que sustenta a aposta na captação de talento junto das Instituições de Ensino Superior”, afirma Carlos Lourenço, Senior Vice-President da CGI em Portugal.

Para Ângela Lemos, presidente do IPS, “Este protocolo com a CGI enquadra-se na nossa política de relação e ligação com o tecido empresarial, permitindo, para além do desenvolvimento da inovação e da transferência de conhecimento e tecnologia, uma relação de proximidade com os nossos estudantes e diplomados, através da sua participação em formações, como sejam as aulas abertas, os workshops, e a realização de estágios em contexto real de trabalho”. “A nossa aposta nesta estratégia constitui um importante contributo para o índice de excelência de empregabilidade dos nossos diplomados, e a possibilidade de atribuição de bolsas de estudo por parte da CGI é um excelente incentivo”, acrescenta a responsável.

Sobre a CGI

Fundada em 1976, a CGI está entre as maiores empresas independentes de serviços de TI e de consultoria de negócio mundiais. Com 90,000 mil consultores e outros profissionais em todo o mundo, a CGI disponibiliza um portfólio completo de capacidades, desde consultoria estratégica de TI e de negócio, integração de sistemas, serviços geridos de TI e de processos de negócio, e soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os clientes através de um modelo de proximidade, complementado por uma rede de prestadores de serviços mundial, para apoiar os clientes na transformação digital das suas organizações e acelerar os resultados. A receita declarada pela CGI no ano fiscal de 2022 foi de 12,87 mil milhões de dólares canadianos e as ações da CGI estão cotadas no TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.

Sobre o IPS

Há 43 anos a fazer um caminho consolidado no ensino superior público, o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) integra cinco Escolas Superiores, instaladas em dois campi, nas cidades de Setúbal e do Barreiro. Atualmente dispõe de uma vasta oferta formativa, entre cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP), licenciaturas, pós-graduações e mestrados, que abarca importantes áreas do conhecimento: engenharias, tecnologias, ciências sociais, educação, desporto, ciências empresariais e saúde. Distingue-se por um ensino de forte componente prática, em estreita ligação com as empresas e organizações da região, que estimula competências nas áreas da inovação e do empreendedorismo e que se traduz na sua taxa de empregabilidade, a segunda mais elevada de todo o ensino politécnico. É ainda membro da Aliança Universitária Europeia E³UDRES² e referência nas áreas da responsabilidade social e sustentabidade ambiental. Saiba mais em www.ips.pt.

Para mais informações:

Manuela Rosa
Public Relations, Portugal
manuela.rosa@cgi.com
+351 210 018 000