10 de March de 2020

A CGI (NYSE: GIB) (TSX: GIB.A), lançou a sua nova solução CGI OpenGrid360 para permitir que os operadores de rede possam atender aos novos desafios de um mercado de energia descarbonizado, descentralizado e digitalizado. A solução acelera os esforços das empresas de distribuição de eletricidade para transformar as suas redes de energia, fornecendo dados mais unificados, precisos e em tempo real. Com esta visibilidade aumentada, as empresas podem otimizar as operações, melhorar a experiência dos clientes e dos colaboradores, e criar novas oportunidades de receita.

Com um conjunto de soluções “end-to-end”, o CGI OpenGrid360 vai para além das aplicações de negócios, para incluir consultoria estratégica, integração de sistemas e serviços de gestão de TI, oferecendo também uma abordagem inovadora de gestão de dados. Esta abordagem combina um modelo de dados integrado de rede, gestão de dados mestre, camada de integração e automação para permitir uma visão única dos diversos sistemas empresariais.

As equipas da CGI desenvolveram o CGI OpenGrid360 com base na experiência adquirida no desenvolvimento de projetos de inovação nas áreas de redes inteligentes, como por exemplo o projeto onde se endereçaram os desafios ao nível dos dados da Western Power Distribution (WPD). A solução pode ser fornecida globalmente na América do Norte e na Europa, com opções de implementação no local, onshore e offshore disponíveis.

Com o CGI OpenGrid360, as empresas de distribuição podem implementar mais rapidamente aplicações próprias ou de terceiros, para lançar novos serviços para consumidores, “prosumers” e produtores tradicionais. Estes podem, também, melhorar o uso dos seus ativos de rede, fornecer serviços de flexibilidade de rede e trabalhar de forma mais colaborativa na gestão de eletricidade gerada pelo consumidor.

As conclusões extraídas do CGI Client Global Insights 2019, que se baseou em entrevistas aprofundadas a cerca de 130 responsáveis de negócio e tecnologia de serviços públicos, revelam que, tornar-se numa organização digital é a tendência mais impactante para esses executivos, enquanto que as principais prioridades de negócio incluem melhorar a experiência do cliente, otimizar operações e aproveitar o poder da análise de dados. Embora ter dados precisos seja essencial para atender a essas prioridades, 75% dos executivos indicam que a gestão e a qualidade dos dados são os principais desafios para a implementação da sua estratégia digital. O CGI OpenGrid360 está preparado, de uma forma única, para atender a todas essas prioridades.

"O CGI OpenGrid360 reflete a visão da CGI de uma rede digitalmente integrada suportada em informação”, disse Dave Henderson, Presidente das Operações Comerciais e do Governo Estadual dos EUA da CGI. "O nosso modelo de dados de rede fornece uma visão integrada de dados de qualidade que suporta as necessidades operacionais que ajudam as empresas de distribuição a acelerar a modernização e a inovação num cenário energético em evolução".

"O acesso a dados precisos é um desafio crítico para empresas de distribuição de rede", disse Tara McGeehan, presidente da CGI no Reino Unido e na Austrália. "O CGI OpenGrid360 foi desenvolvido em colaboração com os nossos clientes e permite uma abordagem inovadora e abrangente para a gestão e integração de dados".

O CGI OpenGrid360 inclui módulos para gestão de ativos, operação de rede e força de trabalho móvel, além de soluções para redes inteligentes avançadas e operações renováveis, para ajudar as empresas de distribuição a maximizar os benefícios dos dados. Embora os módulos possam ser usados ​​individualmente, a implementação integrada da solução completa da CGI traz valor acrescentado para o negócio. A abordagem de implementação do CGI OpenGrid360 é compatível com os sistemas e ambientes de dados existentes em empresas de distribuição, para apoiar a rápida implementação de novos recursos de negócio, sem interromper as operações atuais. A sua modularidade e escalabilidade também permitem que os clientes adotem uma abordagem pragmática para desenvolver funcionalidades futuras.

Sobre a CGI

Fundada em 1976, a CGI é uma das maiores empresas independentes de Tecnologias de Informação (TI) e de serviços de consultoria de negócio a nível mundial. Com 77.500 consultores e profissionais em todo o mundo, a CGI fornece um portefólio de competências end-to-end, desde serviços de consultoria de TI e de negócio até à integração de sistemas, serviços de outsourcing, ou soluções de propriedade intelectual. A CGI trabalha com os seus clientes através de um modelo de relação local, complementado com uma rede de fornecimento global que os ajuda na transformação digital das suas organizações e a acelerar os seus resultados. Com um volume de receitas na ordem dos 12.100 milhões de dólares canadianos no ano fiscal de 2019, as ações da CGI encontram-se indexadas no TSX (GIB.A) e na NYSE (GIB). Saiba mais em cgi.com.

Contacto de Imprensa:

Manuela Rosa
Marketing & Communications
manuela.rosa@cgi.com