Energia e Utilities

Alcançar a excelência operacional e de serviço

As principais empresas de Utilities estão focadas em adaptar modelos de negócios centrados no cliente e em alcançar a excelência operacional. As tecnologias avançadas tais como as redes e contadores inteligentes, cloud computing, big data e as redes sociais, criam oportunidades para lançar novos produtos e serviços e prestar melhor serviço. Por outro lado, a tecnologia é um fator essencial que permite obter melhorias operacionais com a respectiva redução de custos, gera vantagem competitiva, melhora a conformidade regulamentar, aumenta a segurança, e conduz à resposta eficaz a alterações climáticas e condições meteorológicas extremas.

A CGI oferece soluções e serviços nas várias áreas das Utilities, incluindo a eletricidade, o downstream de gás e águas e esgoto. Temos uma vasta experiência no mercado regulado e não regulado e relações de longo-prazo com as maiores empresas de Utilities do mundo. Estabelecemos relações de parceria com os nossos clientes nas Utilities com vista à entrega de tecnologias inovadoras que vão ao encontro dos requisitos atuais e futuros e ajudam a garantir o crescimento e sucesso a longo-prazo.

Experiência e conhecimento

  • Temos uma forte presença em toda a América, Europa e Austrália, com mais de 6.000 profissionais dedicados a esta indústria.
  • Trabalhamos com mais de 250 clientes em todo o mundo e somos parceiros de 8 das 10 maiores empresas de Utilities na Europa, América do Norte e América do Sul.
  • Projetamos e construímos 11 dos 17 sistemas centrais no mercado da energia.
  • Fornecemos sistemas de gestão de ativos, recursos e mão-de-obra a 60 das principais 100 empresas de Utilities nas Américas.
  • Estabelecemos relações de outsourcing de longa duração com clientes como a EDP (em Portugal, Espanha, Brasil e EUA), a Elexon (no Reino Unido), a EDF e a GDFSuez (em França).
  • Damos suporte a grandes e reconhecidos projetos de redes inteligentes, tais como o InovGrid (em Portugal) e o Low Carbon London (no Reino Unido).
  • Temos serviços inovadores de dados para medidores inteligentes instalados pela maioria dos fornecedores de eletricidade no Reino Unido.
  • Fomos eleitos o fornecedor de serviços de dados para o lançamento de 53 milhões de contadores inteligentes, de gás e eletricidade, no Reino Unido.
  • O Sistema RMS – Renewables Management System – controla hoje mais de 6.000 turbinas em quase 300 parques eólicos em 9 países e em 3 continentes.
  • Somos o principal parceiro da EDF na gestão dos sistemas de manutenção nuclear, hídrico e de centrais termoeléctricas, na França.
  • Fomos nomeados líderes, pelo IDC MarketScape Worldwide IT Professional Services for Utility Smart Grid 2014 Vendor

Algumas soluções próprias:

Sm@rtering: Oferece coleta e gerenciamento de dados de energia (EDM), recursos de supervisão e de rede inteligente em uma plataforma integrada.

RMS – Renewables Management System: Uma única plataforma operacional que gerencia e controla, de forma eficiente, todo o seu portfólio de energias renováveis.

IBOR: Gestão e operação dos múltiplos equipamentos distribuídos no espaço público, como por exemplo; iluminação pública, sistemas de estacionamento, gerenciamento de tráfego, sinalização, bombas de água, barreiras e segurança.

Advanced Metering Infrastructure (AMI): Gestão das medições das variáveis elétricas efetuadas nos postos de medição das redes de alta e baixa tensão.

Distribution Management System (DMS): Suporte à operação do sistema elétrico de distribuição, garantem uma operação otimizada e eficiente;

Outage Management System (OMS): Suporte à recuperação do sistema em caso de falhas, otimizando as atitudes que devem ser tomadas;

Mobile WorkForce Management (MWM): Gestão das equipes de campo com o uso de dispositivos móveis para comunicação entre as equipes e os centros de operação;

Gestão de Ativos: Cadastro da rede e dos equipamentos utilizando recursos de geoprocessamento (GIS) para a apresentação dos dados em mapas; elaboração e precificação de projetos de rede; desenho e elaboração dos projetos de expansão da rede.

Segurança: Abordagem SECURE-ICS melhoram a resiliência cibernética de sistemas industriais de controle (ICS), que muitas vezes representam um sério desafio para a garantia de instalações de produção de energia, assim como da rede de alta tensão.

Billing: Sistemas de emissão das faturas das contas elétricas, controle de arrecadação e geração de ordens de corte/religação de consumidores.

Suporte a Recuperação de Créditos: Ferramentas para suporte aos processos de cobrança e recuperação de créditos provenientes de inadimplência de pagamentos e multas por fraude.